sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Pocahontas vs. Cleópatra





Lembrei-me disto a propósito de uma brincadeira de um amigo, que quis saber se me tinha mascarado de enfermeira neste Carnaval (ah, ah, ah...). Lembrei-me de que, a disfarçar-me, provavelmente seria de Pocahontas, uma vez que já mais do que uma pessoa me associou a essa personagem.
Pocahontas foi uma princesa índia, que chegou ao conhecimento geral depois do filme animado da Disney com o mesmo nome.
Qualquer coisa na minha fisionomia deve, de facto, remeter para o universo índio. Só não sei bem o quê...
Em míuda usei sempre o cabelo muito comprido. Sendo ele muito lisinho e fino, a minha Mãe arranjava mil e um estratagemas para mo enfeitar e era raro o dia em que saía de casa sem um acessório no cabelo.
Ele eram ganchos, ele eram bandoletes, ele eram rabos-de-cavalo, muito bem amarrados, muito no alto da cabeça, e, claro, as inevitáveis tranças.
Ora as tranças são facilmente associadas às índias e, de facto, os meus colegas de escola metiam-se comigo a esse respeito.
O meu cabelo continua a não ter gracinha nenhuma e por ter vindo a "tornar-se" (bendita coloração...) progressivamente mais escuro, há realmente quem faça essa associação com a Pocahontas...
Interrogo-me sobre se o meu nariz aquilino terá alguma coisa a ver com isto e chego à conclusão que... sim.
Neste particular, sempre gostei (porque sou uma rapariga muito modesta...) de me comparar à Cleópatra, que, diz-se, também era muito senhora do seu nariz aquilino e dos seus lábios finos...
Infelizmente, parece que uns investigadores ingleses chegaram agora à conclusão que tanto a Cleópatra como o Marco António eram bem feinhos, contrariando a imagem que ao longo dos anos foi passando.
Seja como for, entre a Pocahontas verdadeira, a Pocahontas da Disney e a Cleópatra tal como ela foi retratada no livro "Astérix e a Cleópatra", acho que me fico por esta última...
O facto de ser sexta-feira atenua, certamente, este meu chorrilho de disparates... :)

2 comentários:

Anónimo disse...

E não te esqueças da pena no cabelo, querida amiga. Também ela contribuía para te dar essa aura nativa.

nica disse...

Olha, o meu amigo 'neves' saiu do armário! :) Bem, a pena no cabelo... Só tu (e os 'outros'...) para se lembrarem desse pormenor... O nosso pequeno plano conspirativo continua de pé, amigo?... Estou a contar com isso...

    follow me on Twitter