segunda-feira, 16 de abril de 2007

Bem-vinda!




A semana passada estive a ver, com toda a atenção, o programa “Portugal, um retrato social”. Excelente, mesmo.
Impressiona, sobretudo, ver como e quanto mudou o País ao longo das últimas três, quatro décadas.
Só assim nos apercebemos, tal como a dada altura refere o António Barreto, que apesar de estarmos ainda, como se costuma dizer, ‘muito atrasados’, quando comparados com a chamada ‘Europa desenvolvida’, estamos já a anos-luz daquilo que éramos há trinta ou quarenta anos.
O caso da Fonte da Telha, a aldeia na praia, foi dos que mais me chocou. Incrível, aquele Portugal tão presente e ao mesmo tempo já tão passado.
Isto para não falar dos gigantescos bairros de lata às portas de Lisboa, meu Deus, de facto, caminhou-se muito!
A tentação de nos deixarmos deprimir ao ver aquelas imagens (é impossível não pensar ‘fogo, isto era mesmo mau’) não apaga o imenso orgulho que sinto em ser portuguesa.
Somos, de facto, um povo muito… como dizer… peculiar… mas no bom sentido…
A minha mania de achar que os países nórdicos são o máximo tem a ver com o meu lado metódico e arrumadinho. A desordem faz-me cócegas, e isso aplica-se tanto à minha casa, como ao meu guarda-fatos e às minhas gavetas (neste particular sou maníaca), como à minha secretária e ao País.
Gosto de tudo feito a régua e esquadro, de preferência com ângulos rectos e poucos desvios.
Depois o meu lado tresloucado revê-se muito na forma de encarar a vida dos espanhóis, sobretudo no que respeita a ‘cañas’, a tapas e a esplanadas.
É por isso que gosto tanto dos holandeses. A conjugação perfeita entre a organização e o civismo característicos do Norte da Europa e um espírito descontraído, o pensamento livre e a quase ausência de preconceitos. Muito próximos da perfeição, portanto.
Outra coisa que me prendeu à televisão a semana passada foi uma série da qual, confesso, sabia muito pouco mas da qual fiquei fã. ‘Os Amigos de Brian’, ‘What about Brian?’ no original. Muito bom. Dá às quintas, na RTP2.
O ‘Brian’ não está mal mas eu gostei mesmo foi do ‘Adam’… :)
Refreshing…
‘Not refreshing at all’ o dia de hoje.
Acho que é oficial, chegou a Primavera, iupi, iupi!
Está o chamado calor do caraças, o que a mim, particularmente, me transmite ‘good vibes’…
Porque o fim-de-semana já cheirava a Primavera, celebrei com o meu primeiro passeio a pé pela ciclovia do Guincho, na companhia da minha amiga e sempre excelente companheira m.m.
Para estragar tudo, refastelámo-nos depois na Casa da Guia e deliciámo-nos com uma tosta mista que só provada (com direito a tomate e orégão, ah pois é…), e estivemos a pôr a escrita em dia.
A Primavera também já chegou à minha varanda, de maneiras que ontem passei duas horas com as mãos na terra (as mãos, os pés, o nariz, enfim…) e plantei os primeiros ‘pelargoniums’ e as primeiras petunias deste ano.
Sô Dona Primavera seja, pois, muito bem vinda!

Sem comentários:

    follow me on Twitter