segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Peixe cru, hiamy

O restaurante onde costumamos ir comer sushi disponibiliza, no verso da ementa, um manual de boas práticas.
Nunca tinha reparado.
Estive a lê-lo, com toda a atenção, e fiquei a saber, por exemplo, que o sushi não se come com as mãos.
Entrei imediatamente em pânico porque aquilo que mais gosto de comer no japonês é temaki, que como, naturalmente, à mão.
Sosseguei, depois, porque afinal o temaki é mesmo para comer à mão.
Parece que quase tudo o resto tem de ser comido com pauzinhos e nunca à dentada. É enfiar tudo na boca como se não houvesse amanhã. E com a parte do peixe virada para a língua.
Isto vem lá tudo explicado, detalhadamente.
Sou, depois disto, uma pessoa muito melhor preparada para a vida, em geral, e para o sushi, em particular.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sushi, temaki, nigiri, california maki, sashimi, nham... nham... nham... como sabes, sou grande aprecisador de sushi. Já lá vão uns aninhos desde que começei a produzir em casa, devido ao enorme encargo finaceiro que é comer sushi, para quem gosta de comer (muito) :-)!!!!
Com mais ou menos delicadeza, essa de colocar a peça de uma vez na boca para mim é nova, mas estou sempre a aprender.
Já experimentaste a nova vertente do sushi-fusão, muito em voga nos restaurantes mais pseudo "in's"? Tens os rolinhos de sushi que depois de elaborados são passados por uma mistura de farinha tempura água e gelo, e depois são fritos em óleo +/- a 180 graus... Com o choque de temperaturas o resultado final é um rolo crocante ( que para o tempura estar bem feito não pode ter pinga de óleo) que depois de cortados os rolinhos são decorados com queijo creme (filadélphia), molho teryaki e sementes de sésamo.... nhamm nham.... nhammmm... é de ficar com os olhos ainda mais em bico!

Bem, tenho que ir comer qualquer coisinha....!

Bjoca D.

    follow me on Twitter