quarta-feira, 21 de março de 2007

O belo do equinócio foi hoje

Só para assinalar que estou bem de saúde, a família também, graças a Deus e felizmente, e que estou atolada em trabalho até à pontinha dos cabelos.
Não podia, no entanto, deixar passar em claro o facto de ter começado a Primavera, iupi, iupi.
Também não queria deixar de manifestar a minh'enorm'alegria pela mudança da hora que, segundo me disseram, ocorre já este fim-de-semana, pelo que os dias começam a ficar granjolas e isso é sem dúvida muito fixe.
Está um frio de rachar (eu sei porque acabei de vir da varanda, onde estive a estender roupa...), mas amanhã vamos ter solinho outra vez (também sei disto porque acabei de vir da varanda e o céu está todo estreladinho...) e, se tudo correr bem, hei-de conseguir almoçar numa esplanada.
Estou com pressa porque trouxe trabalho para casa mas estou mesmo bem disposta.
Para dar um ar um bocado mais científico e sério a este post, aqui vai:
«A palavra equinócio vem do Latim e significa "noites iguais". Os equinócios acontecem em Março e Setembro, as duas ocasiões em que o dia e a noite tem duração igual. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol é o instante em que metade do corpo solar está acima (ou metade abaixo) do horizonte, e o pôr do Sol o instante em que o corpo solar encontra-se metade abaixo (ou metade acima) do horizonte. Com esta definição o dia durante os equinócios tem 12 horas de duração».
Ora toma.
E graças ao equinócio, já estamos na Primavera... :)

Sem comentários:

    follow me on Twitter