quarta-feira, 18 de março de 2009

How men think

Para quem, como eu, tem dúvidas sobre como funciona o cérebro dos homens, recomendo a leitura de uma reportagem publicada na 'Única' de sábado passado.
'Deixei tudo por ela...' conta as histórias de vários homens, homens diferentes entre si, que a dado momento das suas vidas mudaram literalmente de vida por causa de uma mulher.
Nem todas tiveram um final feliz mas as que tiveram, juro, fizeram com que me comovesse até às lágrimas.
Deve ser parvoíce minha, mas tenho esta ideia que no capítulo de fazer loucuras por amor (ou por paixão, ou por desejo) as mulheres são sempre capazes de dar melhores provas do que os homens. Vejo-nos - a nós mulheres - como seres mais impulsivos nesse domínio. É provável que seja uma grande estupidez da minha parte, mas tenho esta ideia. Talvez porque para eles seja mais difícil assumir que estão dispostos a mudar de vida por causa de uma mulher, talvez porque isso possa ser entendido como um sinal de fraqueza.
O que é facto é que as histórias que se contam na reportagem são histórias de homens que o fizeram. E que lindo que é. Como o caso do presidente de uma autarquia alentejana que, em 2002, abandonou o cargo e o casamento e fugiu para Moçambique com uma secretária da Câmara. Ou de um músico que se mudou dos Estados Unidos para Portugal para ficar com a mulher pela qual se apaixonou. Ou de Nuno Lobo Antunes, uma história mais mediática que fez as delícias das revistas do coração.
Abandono os meus preconceitos. Parece que nestas coisas homens e mulheres estão igualmente expostos ao vírus. E que talvez não seja tão descabido quanto isso pensar, como eles pensam na maior parte das vezes, com a cabeça que está mais a sul. Se calhar, é mesmo por aí.

3 comentários:

BHS disse...

O empresário anónimo de Cascais resume tudo. O homem não faz grandes loucuras por amor mas sim por outras loucuras do momento.

nica disse...

Fogo, estava a começar a acreditar que os homens eram capazes de grandes loucuras por amor. Destruíste tudo, assim, numa frase.

Anónimo disse...

A realidade é dura e eu nem fui tão duro quanto isso...

bhs

    follow me on Twitter