quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Tobias, The Dog


Hoje é o Dia do Animal. E parece-me que nunca falei sobre o Tobias. Erro, erro lamentável! Falha imperdoável da minha parte!
O Tobias é O cão. O Tobias é o cão mais inteligente do Universo. Também é o mais mal-cheiroso. E o mais lontra. E o mais alucinado. O Tobias é lindo e eu ADORO-O!
O Tobias apareceu lá em casa um destes dias... bem, na realidade foi há 12 anos... lembro-me que estava com a Mãe em casa, quando ouvimos um som estranho, vindo do hall de entrada do prédio. Mal abri a porta, para ver o que se passava, ele correu na minha direcção, entrou pela casa dentro e enfiou-se na casa de banho. Meteu as patas da frente dentro do bidé e pôs-se a lamber furiosamente a torneira. Estava com sede, boa?
A partir deste momento, a vida lá em casa nunca mais foi a mesma. Quando o Pai chegou a casa, já tínhamos decidido dar-lhe banho, porque estava imundo, e tratá-lo da ferida que tinha numa pata.
Pensámos em dá-lo a alguém. Mas ao fim de uma semana já não podíamos passar sem ele. Completamente louco, era e ainda é, destrói os tapetes todos lá de casa; ataca as visitas; salta para cima de toda a gente; odeia os carteiros; adora frango assado; ri-se para mim, quando me rio para ele... ó pá, é lindo, o meu cão!
O Tobias ficou a viver com os meus pais. Agora temos uma relação de pai divorciado com filhos. Estamos juntos ao fim-de-semana e estrago-o com mimos para compensar a ausência!
Antes de o termos adoptado, o Tobias pode ter sido abandonado. Ou perdeu-se. Ele estava ensinado, sabia como comportar-se dentro de casa.
Isso acontece a milhares de bichos que acabam a viver em canis. E depois há quem COMPRE cães. Quem dê fortunas!
Em Oeiras, até domingo, há cães e gatos para adoptar no jardim municipal. Haverá, certamente, por todo o País, canis e gatis onde é possível fazer o mesmo.
Às vezes, quando o Tobias fica especado a olhar para mim, a adorar-me basicamente, digo, na brincadeira, que vejo gratidão no olhar dele. E vejo mesmo. Ou então é gula... isto acontece muito quando estou a comer... ;)

ps: um grande saravá ao meu amigo v.h., que foi quem baptizou o Tobias!

Sem comentários:

    follow me on Twitter